Páginas

Resenha: Eleanor& Park- Rainbow Rowell


Eleanor&Park <3 Autora: Rainbow Rowell <3 Editora: Novo Século <3 ISBN:978-85-428-0125-5
Sinopse:
Eleanor & Park é engraçado, triste, sarcástico, sincero e, acima de tudo, geek. Os personagens que dão título ao livro são dois jovens vizinhos de dezesseis anos. Park, descendente de coreanos e apaixonado por música e quadrinhos, não chega exatamente a ser popular, mas consegue não ser incomodado pelos colegas de escola. Eleanor, ruiva, sempre vestida com roupas estranhas e “grande” (ela pensa em si própria como gorda), é a filha mais velha de uma problemática família. Os dois se encontram no ônibus escolar todos os dias. Apesar de uma certa relutância no início, começam a conversar, enquanto dividem os quadrinhos de X-Men e Watchmen. E nem a tiração de sarro dos amigos e a desaprovação da família impede que Eleanor e Park se apaixonem, ao som de The Cure e Smiths. Esta é uma história sobre o primeiro amor, sobre como ele é invariavelmente intenso e quase sempre fadado a quebrar corações. Um amor que faz você se sentir desesperado e esperançoso ao mesmo tempo.

Eleanor & Park é aquele típico livro que é impossível não amar. A história se passa nos anos 80 e trata-se do primeiro amor de dois jovens. Eleanor é nova no bairro, um pouco fora do normal- ruiva e sempre de roupas largas-está prestes a ir para um colégio onde não conhece ninguém, dentro do ônibus algumas pessoas tiram sarro dela, pois ela não está dentro do "padrão de beleza". Por não conhecer ninguém e não ter onde sentar, ela se vê obrigada a sentar ao lado de Park.  Park é um descendente de coreano e um pouco conhecido no colégio, logo de cara acha Eleanor estranha e torce para que ela não puxe assunto com ele. Sem querer, ele percebe que Eleanor está lendo seus HQ's do X-Men e ele começa a desacelerar o ritmo na leitura para que ela possa terminar de ler.

“Porque não importa pra mim, Park. Se você gostar de mim, eu juro por Deus, nada mais importa.”
“Eleanor, quantas vezes tenho que te dizer que não gosto de você?

Após quebrar várias barreiras da timidez, os dois começam a se falar e entre citações de músicas do Smiths e U2 eles vão se declarando um pro outro. Eleanor não quer simplesmente se entregar, pois tem receio de alguém descobrir, por vir de uma família grande e problemática, ela tem medo de seu padrasto fazer alguma coisa com ela. Eles tentam manter o relacionamento em segredo, mas as únicas pessoas que sabe são os pais de Park que inclusive apoia o amor dos dois.

A narrativa é em terceira pessoa, intercalando os pontos de vista de Park e Eleanor. Os parágrafos são bem curtinhos e super envolventes.  A autora conseguiu fazer uma narrativa bem simples e gostosa de se ler, trata de assunto um pouco delicados com uma maestria excepcional. Mostra o que acontece, mas não se aprofunda, mantendo sempre o foco. Uma das coisas mais legais deste livro é que traz várias referências de cantores da década de 80, então se você está afim de atualizar a sua playlist, este livro é super indicado.


Acompanhe o Sem Roteiros nas redes sociais : Skoob  Facebook  Twitter 
Ps: A imagem é de minha autoria.

Nenhum comentário

Postar um comentário