Páginas

Resenha: A menina que roubava livros - Markus Zusak




A Menina que roubava livros <3 Autor : Markus Zusak <3  ISBN :9788598078175 <3 Editora: Intríseca

Sinopse:
A trajetória de Liesel Meminger é contada por uma narradora mórbida, surpreendentemente simpática. Ao perceber que a pequena ladra de livros lhe escapa, a Morte afeiçoa-se à menina e rastreia suas pegadas de 1939 a 1943. Traços de uma sobrevivente: a mãe comunista, perseguida pelo nazismo, envia Liesel e o irmão para o subúrbio pobre de uma cidade alemã, onde um casal se dispõe a adotá-los por dinheiro. O garoto morre no trajeto e é enterrado por um coveiro que deixa cair um livro na neve. É o primeiro de uma série que a menina vai surrupiar ao longo dos anos. O único vínculo com a família é esta obra, que ela ainda não sabe ler.
Assombrada por pesadelos, ela compensa o medo e a solidão das noites com a conivência do pai adotivo, um pintor de parede bonachão que lhe dá lições de leitura. Alfabetizada sob vistas grossas da madrasta, Liesel canaliza urgências para a literatura. Em tempos de livros incendiados, ela os furta, ou os lê na biblioteca do prefeito da cidade.
A vida ao redor é a pseudo-realidade criada em torno do culto a Hitler na Segunda Guerra. Ela assiste à eufórica celebração do aniversário do Führer pela vizinhança. Teme a dona da loja da esquina, colaboradora do Terceiro Reich. Faz amizade com um garoto obrigado a integrar a Juventude Hitlerista. E ajuda o pai a esconder no porão um judeu que escreve livros artesanais para contar a sua parte naquela História. A Morte, perplexa diante da violência humana, dá um tom leve e divertido à narrativa deste duro confronto entre a infância perdida e a crueldade do mundo adulto, um sucesso absoluto - e raro - de crítica e público.


" Quando a morte conta uma história, você deve parar para ler." Com toda certeza você deve ler a Menina que roubava livros. O livro é narrado pela Morte, sim, a morte que irá nos contar esta história. Liesel Meminger encontra a morte três vezes e sai viva das três, curiosa, a morte começa a contar a história da menina de 10 anos que vive durante uma guerra: A Segunda Guerra Mundial. Liesel viu seu irmão morrer nos braços de sua mãe e não sabia muito o que fazer. No enterro, ela encontra um livro jogado na neve O manual do Coveiro, o primeiro livro que a menina via em sua vida e como não havia dono, foi obrigada a pegar para si. Este seria o seu primeiro livro que a roubadora de livros teria. Liesel foi entregue a família de Hans e Rosa Hubermann, um pintos simples e desempregado e uma dona de casa estressada que se tornaria os pais da menina.
Com o passar dos dias a rua Himmel foi se transformando em seu lar, junto com os pais, Liesel fez amigos e Rudy se tornaria seu companheiro de roubos.

"Uma, roubava livros. O outro, roubava o céu". Pág 333

A história se passa entre 1939 e 1943 onde a guerra se tornava casa vez mais forte na Alemanha Nazista e ocorria toda a repressão imposta pelo Adolf Hitler e Liesel presenciava todos os dias essa repressão. A menina é obrigada a ver o pai indo para guerra, a guardar um segredo que caso ele seja contato põe em risco toda a família. Ela vê a sua cidade sendo destruída aos poucos e o refúgio da menina é encontrado nos livros que ela rouba. As vezes ela não os roubava por maldade apenas queria saber mais sobre aquela história.

O livro é fascinante, muito bem escrito e a narração pela morte que dá um diferencial, caso fosse narrado por Liesel ele ficaria um pouco chato. A história te prende e você vai conseguir conhecer um pouco mais com o povo que sofreu durante a guerra. Há muitas partes tristes e este livro se tornou um dos meu favoritos. No dia 31 de Janeiro a adaptação pro cinema chega as telinhas! O formato do livro é ótimo.

Já leu A menina que rouba livros ? Quero saber o que achou !

Acompanhe o Sem Roteiros nas redes sociais : Skoob Facebook Twitter

Nenhum comentário

Postar um comentário